SEAnniversary ! Um ano de oceaninho


Olá peixinhos, peixotes, peixões, moluscos
Sabem que dia é hoje?

Hoje é um belíssimo dia de muita chuva aqui em São Paulo, um dia divertidíssimo em que eu fiz prova de Estrutura da Matéria, comprei outra tinta azul para passar no cabelo, comi paçoca voltando da faculdade, li histórias originais no Spirit e fiz muitos ícones no Photoshop.

Além disso tudo, hoje é 18 de Outubro de 2018.

Eu me programei e pensei sobre o que fazer no dia 18 de Outubro de 2018 desde 21 de Fevereiro de 2018, o dia em que eu me tornei dona do Seamaid Universe. Sabem porque?

Porque hoje, o Seamaid Universe, posteriormente rebatizado como Sea Atlas, completa um ano de seu oficial debut no Spirit Fanfics como projeto para auxiliar escritores com capas, betagem, sinopse, leitura crítica, banner de capítulo e, como todos gostamos de manter o perfil no SF bonito, com assinaturas, ícones e styles.

Já lemos muitas vezes eu escrever sobre as categorias fechadas, as mudanças em nomes, cargos, títulos, cronogramas, planilhas, layouts, formulários, styles. De fato, muita (muita) coisa mudou nestes 365 dias de Sea.

Então hoje, ao invés de repetir toda essa conversa que sempre temos, eu queria falar não como, não dos processos, não dos métodos, não do administrativo, mas do porquê. Por que um ano? Por quw cresceu? Por que migrou e se sustentou, se manteve, deu certo?


Carrego essa visão do projeto desde o Prism Edits e consequentemente trouxe a mesma visão para o Seamaid por sermos, em maioria, a mesma equipe, os mesmos administradores. No início éramos basicamente as mesmas pessoas da adm. do falecido Prism Edits debutando um novo projeto com tema de mar, e isso fez com que a minha idealização e concepção do que era o projeto se mantesse.

E com certeza foi a principal razão pela qual aceitei ficar com o projeto.

Eu via mais que pessoas voluntárias a fazer capas, betagens e afins para escritores num site de histórias. Eu via laços reais. As pessoas se importavam, se preocupam, simpatizavam de verdade com as necessidades e limitações alheias. Foi exatamente isso que eu prezei e prezo ao máximo dentro do Sea.

Eu nunca quis membros exaustos, cansados, descabelados, atolados de pedidos porque precisam estudar, porque trabalham, porque estão doentes, porque tem vida própria, porque são pessoas reais e humanas como eu. Eu quero membros felizes, satisfeitos, que desejam e gostam do que fazem no projeto, orgulhosos dos próprios avanços, que sabem as próprias limitações e as deixam claras, que compreendem que ausência é um total direito.

Um emprego não deve ser uma tortura emocional, física ou mental, e tão menos um projeto voluntário. Apesar de haver o comprometimento, reconhecemos que isso é meramente virtual. O mundo, a cidade, a casa, a vida, nada disso vai explodir, entrar em colapso ou morrer porque um projeto fecha, porque alguém se ausenta ou porque não há mais tempo suficiente. Somos pessoas e temos nossos limites.

Foi com essa idealização de compreender cada membro separadamente, em sua própria necessidade e limitação, que eu continuei o projeto.

Eu mesma tenho problemas, faculdade, casa, gatos, células, vida. Eu preciso dormir, eu preciso comer, eu preciso respirar o ar lá fora, eu preciso dar bom dia pro sabiá cantando na janela, eu preciso comprar chocolate e me entupir até enjoar do sabor do açúcar, eu preciso entender derivadas e integrais, eu preciso cuidar da minha depressão, do meu transtorno de ansiedade e o que mais houver (saberemos mais na próxima quinta-feira).

Eu preciso de mil coisas, eu posso ficar doente, eu posso precisar de ausência, eu posso atrasar entregas por conta de provas, eu posso exaurir com planilhas. E se eu, dona do projeto, posso tudo isso, um membro também pode, ele é tão humano quanto eu.

Sea sempre me lembrou algo familiar, onde todos vão compreender o seu problema, mostrar empatia, preocupar-se com você antes de qualquer coisa do projeto, e prezar pelo seu bem estar e pela sua saúde antes da entrega desesperada de um pedido.

Os pedidos são importantes, mas as pessoas são mais.

Recebo muitas mensagens de membros da equipe pedindo ausência, ou pedindo perdão porque não sabem quando poderão voltar. Não me devem satisfação alguma, vocês tem todo direito de ficarem ausentes o tempo necessário e voltarem quando de fato puderem e sentirem bem para tal. Eu nunca cobrei a presença de ninguém que me avisou e ficou ausente, fosse o tempo que fosse.

Sea representa de fato uma família, e como qualquer família de verdade, em que combinações de sangue e DNA não é de fato necessário, ninguém sai 100% do Sea se de fato esteve nele de coração, se participou do projeto não apenas como membro de equipe, mas como amigo. Todos que passaram emocionalmente pelo Sea, seja o Seamaid Universe ou o Sea Atlas ou ambos, nunca se desligará completamente dele.

E será eternamente bem vindo ♥



Há uma coisa especial no documento da administração que ninguém além das adms. e das embaixadoras sabe.

Os "princípios e valores do projeto".


Escrevi essa parte do documento da administração completamente baseada na visão que tenho do projeto e da forma natural como os membros abraçam esse sentimento familiar. Minha mãe sempre diz o famoso "gentileza gera gentileza". No Sea eu mudaria para "familiares geram familiares". Quando você entra num grupo que se mostra tão interligado e humanizado entre si, você naturalmente se envolve naquilo, se torna parte. E acredito que é isso que mantém o projeto ciclicamente harmonioso.


PRINCÍPIOS E VALORES DO PROJETO

RESPEITO: seja cordial e educado, independentemente da situação. Como adm. você é um exemplo para os outros membros do projeto, então faça por onde e trate todos com respeito e educação.

COMPREENSÃO, EMPATIA E ALTRUÍSMO: lembre-se que este é um projeto de origem virtual. As pessoas estão aqui por vontade própria e são todas voluntárias, recorde-se sempre que nossas obrigações para com o que fazemos aqui são meramente virtuais, escolhidas e decididas por nós mesmos, podendo assim serem deixadas de lado caso o real tenha prioridades em maior necessidade, como estudos, saúde, família e afins. Compreenda as necessidades e limites próprios e alheios, você é tão humano quanto qualquer membro ou seguidor do projeto, por isso aprenda a colocar-se no lugar dos outros e entender seus pontos de vista e necessidades. Ajude-os no que puder ajudar e busque manter uma boa convivência com todos. Brigas, ofensas e mensagens de ódio são altamente dispensáveis e desnecessárias ao projeto e às pessoas. Não pressione membros sobre prazos, atrasos e entregas, questione seus motivos antes de qualquer coisa.

RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO: apesar de sermos meramente virtuais, a escolha continua sendo nossa em darmos nosso tempo ao projeto e suas tarefas. Responsabilidade e comprometimento referem-se a entender e informar os demais envolvidos sobre os seus limites, prioridades, entendendo o que você pode ou não fazer pelo projeto e deixando cientes os seus superiores. Não se comprometa a fazer coisas que sabe que não serão cumpridas por você, avise sempre que precisar se ausentar e quando retornar, e quando precisar desfazer-se de alguma tarefa. Responsabilidade não é cumprir com tudo que lhe pedem, mas deixar claro e explícito o que, quanto e quando pode ou não fazer, sem causar problemas.




Sisi, cadê o presente?
Calma, eu não esqueci  ♡

Como estamos no Outubro rosa, fiz uma pacote com 102 ícones apenas com mulheres. E Sailor Moon tá aí no layout, #GRLPWR uhsuasuahsua






Muito obrigada pelo um ano de oceaninho, peixinhos ♡
Os membros vão estar postando seus presentes ao longo dos dias



Sisi ama muito vocês
Dona, adm. geral e designer Sea Atlas,
♡ Nina @Siena


3 comentários:

  1. iti malia, não foi preciso muito para que esse blogzinho se transformasse na minha primeira opção na hora de fazer os pedidos para minhas fanfics.
    Tanto nas áreas de texto quanto de imagem existem pessoas extremamente comprometidas e que fazem o trabalho com tanto amor e carinho que meu coração fica até aquecidinho.

    Feliz aniversário pro seatlinhas, que continuem preenchendo esse oceano com muitos outros talentosos peixinhos <3

    De uma enorme fã, Indore

    ResponderExcluir
  2. e esses iconsss já vou usar um deles pq tá lindo demais

    ResponderExcluir
  3. Eu tô supeeeeeeer atrasada ksksksksk sorry
    Eu não tenho muito o que dizer, não é por mal, mas eu nunca fui boa nas palavras, porém, espero que o Sea se prolongue por anoooooos e mais anos, vocês ajudam demais <
    Obs: baixei todos os icons rs

    ResponderExcluir